Equipamentos e Acessórios

Dicas para viagens de cicloturismo

dicabagageiroBagageiro - Além do bagageiro ser mais resistente que a bolsa de selim, o ciclista tem menos desgaste físico se não utilizar a mochila nas costas. O bagageiro é essencial no cicloturismo e muito prático para quem usa a bicicleta como meio de transporte pessoal ou prestador de serviço. (bike courier ou entregador domiciliar)

 

 

dicamrtuffFita Anti-Furo - É uma fita de borracha que é instalada entre o pneu e a câmara de ar, protegendo a bicicleta em 90% de furos. Você vai fica muito tempo sem precisar trocar de câmara. Essencial para pedaladas de longas distâncias, por trilhas, lugares inóspitos ou simplesmente para evitar contratempos.

 

 

dicakaneboToalha Esportiva - É uma pequena toalha super-absorvente, de apenas 43 x 32cm que não retém água. Para nós ciclistas, é uma perfeita toalha portátil, pratica e leve; não ocupa espaço e não precisa esperar secar. É ótima para quem viaja de bicicleta fazendo cicloturismo; para quem vai trabalhar pedalando e precisa levar uma toalha; ou para depois de tomar um banho de mar ou de cachoeira ter a mão uma toalha.

 

 

Saiba como ajustar o ciclocomputador corretamente

Após instalar o ciclo computador na Bicicleta, é necessário aferir o equipamento. É bom conhecer o sistema de "setup" do modelo utilizado. O funcionamento da maioria é igual, basta apertar todos os botões ao mesmo tempo ou então o botão "reset", que fica na parte de trás do ciclo computador, e zerar todos os dados. Acerte o relógio e converta a marcação para Km / h . Os modelos disponíveis no mercado têm em seu manual uma tabela de referências, que apresenta valores de aferição correspondentes às medidas da roda. Podendo causar uma margem de erro em 40% de uma real quilometragem, mas para obter maior precisão na navegação, a Via Pedal recomenda usar a medida exata do perímetro da roda.

 

ciclocomputador

Para obter essa medida , basta seguir o procedimento:

 

  1. Calibre os pneus

  2. Utilize a válvula da câmara de ar como referência e gire a roda até que a válvula se encontrar com o ponto mais próximo ao solo. Depois marque este ponto no solo.

  3. Monte na bicicleta e com a ajuda de um amigo, ande com a bicicleta até a válvula retornar ao ponto mais baixo. Marque este segundo ponto no solo.

  4. Meça a distancia entre as marcas em milímetros.

  5. Introduza o valor obtido no ciclo computador, para que ele reconheça precisamente a circunferência da roda. Exemplo: 2 metros e 3 centímetros = Código 2030


 

Obs.: Quando o ciclista for utilizar bagagem com peso expressivo, é importante aferir o ciclo computador com toda a bagagem sobre a bicicleta.

 

Fonte: Manual de Instruções do Ciclo Computador