História da Bicicleta

História : Do Celerífero à Bicicleta

leo20O primeiro relato sobre bicicletas ou algo similar é datado dentre os séculos XV e XVI, sob o esboço de um velocípede projetado pelo cientista e inventor Leonardo da Vinci (1452 - 1519). Este projeto era audacioso para sua época, constando de manivelas, pedais e ainda, engrenagem com transmissão por corrente, algo que só foi usado mais de três séculos depois.

 

No início de 1790, o Conde Sivrac da França idealiza o celerífero, depois chamado de celífero, que era um veículo muito primitivo de duas rodas ligadas por uma ponte de madeira em formato de cavalo e acionado por impulso alternado dos pés sobre o chão, ou seja, na forma de solavancos.

 

Por volta de 1816 o barão alemão Karl Friedrick Christian Ludwing Van Sauerbroun Drais adaptou uma direção ao celerífero que passou a ser denominada de guidão. Junto com o primeiro guidão apareceu a draisiana, umas das primeiras bicicletas.

 

Eceleriferom abril de 1818, o próprio Barão Drais apresenta seu invento no parque de Luxemburgo, em Paris, e meses mais tarde faz o trajeto Beaum - Dijon, na França. Esse invento é mais parecido com a atual bicicleta, porém de forma dinâmica bem diferente e de material mais pesado, pois era feita com uma liga de antimônio, metal bem pesado.

 

Em 1820, o escocês Kirkpatrick Macmillan adapta ao eixo traseiro duas bielas ligadas por uma barra de ferro. Isto provocou o avanço da roda traseira, dando-lhe maior estabilidade e possibilidade de manuseio e manejo rápido.

 

Em 1839 um ferreiro escocês, Kirkpatrick Macmillan, construiu uma máquina cuja a roda traseira era puxada por pedais.

 

No ano de 1855 o francês Ernest Michaux inventa o pedal, que foi instalado num veículo de duas rodas traseiras e uma dianteira. Os pedais eram ligados à roda dianteira, e o invento ficou conhecido como velocípede.

 

Em 1861, um construtor de coches, o parisiense Pierre Michaux, prendeu um eixo e pedais à roda da frente, nasceu o velocípede de roda alta.

 

draisiana

A prefeitura de Paris criou, em 1862, caminhos especiais nos parques para os velocípedes para não se misturarem com as charretes e carroças, dando assim origem às primeiras ciclovias.

 

No mesmo ano de 1862, Ernest Michaux consegue fabricar 142 unidades em doze meses, sendo considerado o primeiro fabricante oficial de bicicletas ou biciclos.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bicicleta
Fotos: http://www.webventure.com.br