Manutenção e Mecânica

Limpeza Caseira da Bike

dicaoficina1Todo equipamento mecânico necessita de cuidados para que possa funcionar satisfatoriamente. Ao contrário do que muitos pensam, a água não é a melhor amiga da bicicleta. Quanto menos água você usar melhor, pois correrá menos risco de encharcá-la por dentro, dissolvendo a lubrificação de seus rolamentos. O mesmo vale para quem usa querosene ou outro solvente para lavar a bicicleta, eles também podem penetrar nos rolamentos e retirar a graxa interna.

Sempre que passear em locais com lama, maresia (praia), ou chuva forte é necessário limpar sua bicicleta e re-lubrificar a corrente. No caso de pedalar na trilha, o ideal é que a lama seque completamente, assim ficará mais fácil limpá-la por escovação.

Nunca usar óleo de cozinha (comestível ) na bicicleta, em hipótese alguma. E não exagere na quantidade do óleo lubrificante (Singer) na corrente, é prejudicial. Veja o procedimento correto para a limpeza da bicicleta.

- Limpe bem a corrente com uma escova ou pincel embebida com querosene, não deixando escorrer para outras partes da bicicleta.

- Escove também com querosene as engrenagens próximas à corrente, com cuidado para não deixar entrar no cubo ou no eixo da roda.

- Lave a bicicleta com água e sabão neutro com uma esponja suave por causa da pintura . Depois enxague e seque com pano macio.

- Seque e limpe as sapatas de freio com thinner ou acetona.

- Re-lubrifique a corrente com duas a três gotas em cada junção de elos da corrente.

 

Prazo de Manutenção Recomendada

BIMESTRAL - Ajuste do câmbio, freios, raios e rolamentos

TRIMESTRAL - Revisão dos Pneus, Cabos, Correntes e Conduítes. Revisão do Movimento Central e da Direção.

SEMESTRAL - Alinhamento das Rodas. Revisão dos Pedais e Selim. Revisão dos Cubos e Blocagem.

Usar Graxa: Roda Livre, Caixa de Centro, Eixo do Pedal, Caixa de Direção e Eixo do Cubo.

Usar Óleo: Caixa do Câmbio, Rodelas do Câmbio Traseiro, Corrente, Articulação do Câmbio Dianteiro, Articulação dos Freios e Cabos do Freio.

Como fazer a troca das marchas

O cambio é muito útil quando usado de forma correta, facilita as subidas e aumenta a velocidade no plano. Mas deve ser usado com critério para não torcer a corrente levando a um desgaste prematuro das peças sem grandes resultados práticos na velocidade da bicicleta. Não passar as marchas faz com que uma coroa e uma catraca se desgaste mais que as outras, obrigando a trocar toda a relação prematuramente sem ter tido o máximo de aproveitamento.

 

troca_marcha

Só troque a marcha enquanto estiver pedalando.

  • Nunca troque de marcha pedalando para trás.

  • Antes de parar com a bicicleta, troque para uma marcha mais leve.

  • Diminua a força exercida nos pedais enquanto estiver trocando de marcha.

  • Evite trocar de marcha enquanto a bicicleta estiver sofrendo muita trepidação, a corrente pode saltar.


 

A coroa fica perto do pé e troca-se de marcha no passador da mão esquerda. Quanto maior a coroa, mais pesada.

 

O pinhão fica na roda traseira e troca-se de marcha no passador da mão direita. Quanto maior o pinhão, mais leve.

 

Para saber o peso da marcha, basta multiplicar o N° da coroa com o N° do pinhão. Quanto maior for o N° mais pesada é a marcha. É importante saber a relação correta entre a coroa e o pinhão para não cruzar a corrente e danificá-la.

 

Veja abaixo as catracas que podem ser usadas, de acordo com a coroa utilizada. (em vermelho)

 

dica_marcha1                     dica_marcha2                     dica_marcha3

 

 

Fonte: http://www.fazfacil.com.br

Troca de Câmara Furada (vídeo)

A Via Pedal está disponibilizando a "Vídeo Aula para Mecânica Urbana - Troca de Câmara" para te auxiliar na trocar da câmara de ar furada. You Tube



Para retificar um pneu furado, a forma mais rápida e favorável é substituir a câmara por uma nova. Contudo, você deve saber como remendar a câmara, veja no link  Remendando a Câmara. Especialmente se você está percorrendo longas distâncias, usando a bicicleta como transporte ou fora de estrada. Se furar, substitua a câmara e guarde-a como sobressalente. Se furar de novo, você terá duas sobressalentes em potencial, uma que você concertará em seguida para que você possa continuar em seu percurso.


Atenção: Se o vazamento está vindo da base da válvula, jogue fora a câmara, nem mesmo tente consertá-la.