Limpeza Caseira da Bike

dicaoficina1Todo equipamento mecânico necessita de cuidados para que possa funcionar satisfatoriamente. Ao contrário do que muitos pensam, a água não é a melhor amiga da bicicleta. Quanto menos água você usar melhor, pois correrá menos risco de encharcá-la por dentro, dissolvendo a lubrificação de seus rolamentos. O mesmo vale para quem usa querosene ou outro solvente para lavar a bicicleta, eles também podem penetrar nos rolamentos e retirar a graxa interna.

Sempre que passear em locais com lama, maresia (praia), ou chuva forte é necessário limpar sua bicicleta e re-lubrificar a corrente. No caso de pedalar na trilha, o ideal é que a lama seque completamente, assim ficará mais fácil limpá-la por escovação.

Nunca usar óleo de cozinha (comestível ) na bicicleta, em hipótese alguma. E não exagere na quantidade do óleo lubrificante (Singer) na corrente, é prejudicial. Veja o procedimento correto para a limpeza da bicicleta.

– Limpe bem a corrente com uma escova ou pincel embebida com querosene, não deixando escorrer para outras partes da bicicleta.

– Escove também com querosene as engrenagens próximas à corrente, com cuidado para não deixar entrar no cubo ou no eixo da roda.

– Lave a bicicleta com água e sabão neutro com uma esponja suave por causa da pintura . Depois enxague e seque com pano macio.

– Seque e limpe as sapatas de freio com thinner ou acetona.

– Re-lubrifique a corrente com duas a três gotas em cada junção de elos da corrente.

 

Prazo de Manutenção Recomendada

BIMESTRAL – Ajuste do câmbio, freios, raios e rolamentos

TRIMESTRAL – Revisão dos Pneus, Cabos, Correntes e Conduítes. Revisão do Movimento Central e da Direção.

SEMESTRAL – Alinhamento das Rodas. Revisão dos Pedais e Selim. Revisão dos Cubos e Blocagem.

Usar Graxa: Roda Livre, Caixa de Centro, Eixo do Pedal, Caixa de Direção e Eixo do Cubo.

Usar Óleo: Caixa do Câmbio, Rodelas do Câmbio Traseiro, Corrente, Articulação do Câmbio Dianteiro, Articulação dos Freios e Cabos do Freio.



Voltar