O que saber sobre Saúde para andar de Bicicleta

Saude para andar de Bicicleta 01Todos sabemos que andar de bicicleta faz bem a saúde e a si (tanto fisicamente como psicologicamente).

No entanto, se não tomar as devidas precauções pode vir a ter algumas complicações durante a sua corrida ou após. Existem diversos fatores que podem influenciar:

  • A sua idade
  • Condição e preparação física
  • A constituição do seu corpo
  • Alguma doença que possa ter
  • Entre outras coisas…

Por causa destas e muitas outras coisas é que é obrigatório ter cuidado e seguir algumas regras se pensa em andar regularmente de bicicleta e/ou fazer longas viagens.

Se você é um praticante de cicloturismo ainda mais essenciais serão as próximas dicas.

Não sabe o que é o cicloturismo? Basta navegar um pouco mais no site ou ver este artigo sobre cicloturismo e você vai entender de imediato.Saude para andar de Bicicleta 02

O Básico

Primeiramente deve consultar um médico para que ele veja se esta tudo bem consigo e com o seu corpo e se realmente esta apto a fazer grandes esforços físicos. Se a resposta for não, então aconselha-lo como se deve preparar para que fique em condições para poder fazer o que você quer.

Outra coisa muito importante é não dar um passo maior que a sua perna. O que quero dizer com isto?

Se ainda não esta totalmente preparado ou apenas esta a começar não tente fazer uma viagem de 150km logo de cara e ainda por cima ter um prazo/hora de chegada.

Comece com viagens mais pequenas, se puder todos os dias melhor e assim o seu corpo vai se acostumando e você vai conhecendo melhor os seus limites.

O que também deve fazer é começar a tentar controlar a sua respiração enquanto esta a andar de bicicleta e corrigir a sua postura ao máximo, estando numa posição confortável para si e de certa forma que você se sinta natural em cima da bicicleta.

Cuidados a ter consigo

Se vai fazer uma viagem, especialmente no Verão, deve cuidar da sua pele. Lembre-se sempre de levar um protetor solar ou um creme hidratante e colocar na sua pele para que fique sempre hidratado e não acabe com queimaduras.

Para proteger os seus olhos, deve levar e usar uns óculos de proteção, especialmente se for andar por trilhos e caminhos de terra, onde é bastante fácil e comum levar com sujeira nos olhos.

Saude para andar de Bicicleta 03E se me aleijar, o que faço?

Caso seja um ferimento leve como um simples arranhão ou pouco mais que isso, apenas passe água limpa na ferida e lave também com sabão neutro (mais uma das coisas que deve sempre levar).

Se for um ferimento mais profundo ainda deve na mesma lavar com água, arranjar um pano limpo ou uma gaze e isolar a área e leva-lo a um pronto socorro perto do local.

Agora a parte mais importante…

Se for uma situação mais grave que isso e a pessoa acabe até por desmaiar ou pareça com muitas dores e sem um ferimento exposto, não mexa nessa pessoa, e chame de imediato uma ambulância.

Apenas pessoas qualificadas devem mexer e avaliar o estado dessa pessoa. Se você a mover pode acabar por ainda fazer pior, dependendo do estado da pessoa ferida.

Saude para andar de Bicicleta 04No final do exercício

Deve fazer um leve alongamento para aliviar a tensão dos músculos, ter uma refeição moderada e consistente e quando for de noite (ou se já for na altura), ir descansar numa cama bem feita e num sítio onde não haja grandes variações de temperatura.

O lugar deve ser bem calmo e silencioso para dar uma boa noite de descanso.

Dica Extra: Para aliviar a tensão e adrenalina do corpo, uma boa sessão de sexo com o seu parceiro(a) é bastante eficaz também.

Se seguir todos estes conselhos vai fazer viagens de forma muito mais segura e sem ter que se preocupar tanto com a sua saúde ou de quem vai consigo.

Texto: Ricardo Pereira



Voltar