Pedra do Imperador

layout-banners-imperador


Nível

Cidade

Petrópolis / RJ

Duração

1 dia

Roteiro

Pedra do Imperador: Desfrutar da exuberante natureza do Caminho do Imperador é, antes de mais nada, fazer uma viagem no tempo. O Caminho do Imperador servia como uma tosca ligação entre Paty do Alferes e Petrópolis, atravessando a Mata Atlântica e podendo somente ser percorrido a cavalo. No início do séc. XIX já eram conhecidas várias passagens que ligavam o Córrego Seco a Paty do Alferes, mas é de 1810 o primeiro documento que registra oficialmente o que viria a ser o futuro Caminho do Imperador.

Foram as frequentes cavalgadas de D. Pedro II, que originaram o nome do Caminho (ou Estrada) do Imperador. Como seu pai, D. Pedro II, era um grande cavaleiro e, sempre interessado na intercomunicação, percorreu diversas vezes o Caminho, fato fartamente documentado. Ainda hoje, o Caminho do Imperador, se embrenha em plena Mata Atlântica e é um passeio perfeito para os amantes da ecologia que podem praticar esportes como caminhadas, cavalgadas ou trilha de bicicletas por toda sua extensão. São apenas 10 vagas.


Programação

06:00hs - 1º local de embarque na Capela N. S. das Graças (R. São Clemente, 446 - Botafogo), embarque dos ciclistas e bicicletas. Estacionamento no local. Veja o Mapa.
06:50hs - 2º local de embarque no Centro de Convenções SulAmérica (Av. Paulo de Frontin, 1 - Cidade Nova), embarque dos ciclistas e bicicletas. Veja o Mapa.
09:00hs - chegada em Petrópolis, fazemos um café da manhã (não incluso) e partimos para a pedalada pegando o Caminho do Imperador até Miguel Pereira
16:00hs - chegada em Miguel Pereira para almoço (não incluso).
18:00hs - embarque e retorno ao Rio de Janeiro
20:30hs - chegada e desembarque na Capela N. S. das Graças


Descrição do Percurso

percurso com longo trecho de exposição ao sol; terreno de terra irregular (37km) e de pedra (8km); pouco fluxo de veículos; declives acentuados; trechos escorregadios devido às chuvas; probabilidade de temperaturas baixas e eventual diminuição da visibilidade devido à altitude; trechos de esforço significativo; longo trecho sem estrutura para alimentação.

Distância / Altimetria

44km / 707m

Trajeto

linear - travessia entre duas cidades.

Data

24 de julho 2021


Inclui

- transporte dos ciclistas e bicicletas (Rio - Petrópolis - Miguel Pereira - Rio) em van com muito espaço e conforto (poltronas acolchoadas e reclináveis, ar condicionado, DVD, som ambiente, cortina, bagageiro interno);
- reboque especialmente projetado para o transporte das bikes. não é necessário desmontar e nem protegê-las;
- veiculo de apoio e resgate (van) nos casos de desgaste físico, auxílio mecânico e primeiros socorros (nos trechos de asfalto);
- guia de turismo equipado com ferramentas de bike e kit de primeiros socorros para auxiliar os ciclistas nos casos de desgaste físico, auxílio mecânico e primeiros socorros (nos trechos de terra);
- cooler com refresco e água gelada;

Não Inclui

acomodações; alimentações; bebidas; equipamentos; transporte; passagens; bem tudo que não esteja expressamente mencionado como incluído no programa.

Serviços Opcionais

aluguel de bicicleta (mountain bike) por R$ 120,00. Consulte-nos.

Valores

R$ 150,00 .


Formas de Pagamento

depósito bancário, TED, DOC ou cartão de crédito (pagseguro)

Reservas

Clique aqui, selecione o passeio e preencha o formulário para realizar sua pré reserva. São apenas 10 vagas, realize o pagamento e garanta já a sua vaga.

Requisitos Pessoais

saber andar de bicicleta; ter prática em pedalar por ruas e estradas de terra; saber trocar as marchas para subir as ladeiras; adultos de todas as idades (desde que faça exercício físico regularmente) e crianças (a partir de 14 anos) com experiência e acompanhadas de um responsável.

Bicicleta Apropriada

para obter um melhor desempenho recomendamos uma mountain bike com quadro de alumínio; 21 marchas no mínimo; pneus para terra; suspensão dianteira e freios v-brake ou a disco (não é obrigatório). O importante é que a bicicleta esteja em condições de uso; com as marchas e os freios regulados.

O que levar

água e/ou qualquer liquido hidratante (isotônico, suco...); lanche para o pedal (barra de cereal, biscoito...); câmara de ar reserva; documento; protetor solar; repelente; casaco corta vento ou camisa comprida (em dias frios); toalha e um conjunto de roupa limpa para vestir depois da pedalada.

Recomendamos

uso de capacete, luvas, óculos e roupa apropriada para fazer exercício.

Dicas

você pode deixar a sua bike conosco no dia anterior à viagem, para facilitar seu deslocamento até o local de encontro. também é possível embarcar em um local diferente, desde que não altere o trajeto feito pela van no deslocamento até a cidade destino.

Observação

a viagem é realizada mesmo em caso de chuva.

Dúvidas e Informações

Clique aqui e envie sua mensagem.



Voltar